ODBESP

 

1º DEVOCIONAL : Pr. Humberto Sedano

 

Pastor da Primeira Igreja Batista de Presidente Prudente

 

 

FAÇA-O para DEUS!

 

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1Co 10.31.

 

Agostinho dizia ao Senhor:

 

'Tu nos criaste para ti mesmo, ó Deus, e nosso coração está desassossegado até encontrar repouso em ti'.

Glorificamos a Deus crendo nele, confessando-o diante dos homens, louvando-o, defendendo sua verdade, mostrando os frutos do Espírito em nossa vida, adorando-o.

 

No Breve Catecismo de Westminster lemos sobre qual é finalidade do homem:

 

  • Pergunta: Qual é o fim principal do homem?
  • Resposta: O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.

 

700 anos antes de Cristo o Senhor afirmava través de seu profeta dizendo:

 

...a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz. Is 43.7.

 

Queridos, a ética cristã enfatiza qual deve ser nossa motivação ao fazer as coisas:

 

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

 

Sim, tudo deve ser feito para honrar o nome do Senhor, mas muitos ainda não aprenderam isso, assim tem conflitos e resistência.

 

Amy Boucher Pye conta:

 

Quando uma amiga cuidava de sua sogra incapacitada, perguntou-lhe o que mais desejava. Sua sogra disse:

“Que meus pés sejam lavados”.

Minha amiga admitiu que odiava essa tarefa!

“Cada vez que ela me pedia isso, eu ficava ressentida, e pedia a Deus que ela não notasse”.

Mas certo dia a atitude de murmuração dela mudou num instante. E contou-me o que aconteceu quando ela preparou a bacia, a toalha, e ajoelhou-se aos pés da sogra:

“Olhei para cima, e por um momento senti como se estivesse lavando os pés do próprio Jesus. Ele estava disfarçado de minha sogra”.

Depois disso, minha amiga se sentiu honrada em lavar os pés de sua sogra.

 

Sim, devemos aprender a fazer as coisas como para o Senhor e não apenas para os homens.

 

Em um de seus últimos sermões o Senhor disse a seus discípulos:

 

Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?

O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda:

Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.

E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?

Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. Mt 25.31-46.

 

Como você tem feito as coisas?

 

Como para o Senhor ou de qualquer jeito?

 

O apóstolo Paulo disse em suas cartas aos cristãos do primeiro século e também a nós:

 

Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. Ef 6.5-8.

 

Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas. Cl 3.22-25. 

 

Sim! Devemos trabalhar pensando em glorificar ao Senhor dando sempre o melhor,

Devemos ajudar aos outros pensando em exaltar a Deus agindo com amor,

Devemos viver de forma que nossa existência seja uma oferta para o Pai em essência.

 

Lamentavelmente, muitos não tem se importado com isso, por essa razão foram punidos pelo Senhor.

 

O profeta disse séria e severamente advertindo aos negligentes:

 

Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Jr 48.10.

 

A palavra relaxadamente procede do termo hebraico רמיה (rêmiyah) e também significa negligência, frouxidão, engano e traição.

 

Por isso a NVI traduz: Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor!

Já na NTLH lemos: Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus!

 

Por isso não deve haver relaxamento em nossa casa, na igreja, na escola, na faculdade nem no trabalho, não deve existir negligência em nossas responsabilidades nem em nossos relacionamentos, não deve haver frouxidão em nosso ministério nem em nenhuma área da nossa vida, não deve existir engano nem traição em nossos votos nem em nossos compromissos espirituais, familiares e sociais, assim devemos ser diligentes e competentes em todo momento buscando a excelência em nossa existência para a exclusiva glória de Deus.

 

Aprendamos com Abel, pois ele deu o melhor ao Senhor,

Sejamos como Samuel, pois ele foi fiel, assim ministrou como um bom sacerdote, profeta e juiz,

Como Davi, pois ele pastoreou, lutou e reinou fielmente,

Como Daniel, pois ele não se contaminou, assim permaneceu como conselheiro real durante décadas,

Como Esdras, pois ele estudou e praticou a Escritura conscientemente antes de ensiná-la ao povo,

Como Neemias, pois ele restaurou os muros de Jerusalém com dedicação e abnegação,

Como Mordecai, pois ele procurou o bem-estar de sua nação com consagração...

 

Lembre que está escrito:

 

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Lc 16.10.

 

Moisés e Davi estagiaram como pastores de ovelhas, depois foram promovidos a líderes do povo, Samuel serviu nas pequenas coisas do templo, depois recebeu a incumbência de coisas maiores, Amós foi um fiel boieiro e um esforçado colhedor de sicômoros, depois ele foi exaltado como fiel profeta do Senhor.

 

Por isso, nunca desprezemos o dia dos humildes começos,

Nunca menosprezemos as pequenas responsabilidades, pois elas nos levaram a tarefas maiores...

 

José foi mordomo na casa de Potifar e foi fiel e quando foi acusado injustamente foi a parar na prisão, mas ali seguiu servindo fielmente e no tempo certo ele saiu da cadeia para governar sobre o império estando apenas debaixo de Faraó no poder.

 

Viva fazendo tudo para Deus, para sua glória e louvor, dando o melhor com amor.

 

Evite toda preguiça, toda displicência, toda negligência, toda impaciência, toda indiferença, aja e viva como filho de Deus para que o Pai Celeste possa disser de você alegremente:

 

Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mt 3.17.

 

A palavra comprazo procede do termo grego ευδοκεω (eudokeo) e também significa estar satisfeito, ter prazer em, parecer bom para alguém, ser a satisfação de alguém e achar bom.

 

Será que Deus está satisfeito com sua vida?

Será que o Altíssimo tem prazer em seu serviço?

Será que aquilo que você faz é bom para o Senhor?

Será que o Pai tem satisfação em você?

Será que seu cristianismo é bom para o Todo-poderoso?

 

Há prazer em fazer o melhor para Deus,

Há alegria em servir o Senhor,

Há gozo em viver para o Altíssimo,

Por isso o apóstolo Paulo disse:

 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. 1Co 15.58.

 

Não seja como a igreja de Éfeso que fazia tudo sem amor,

Nem como a igreja de Pérgamo, tolerando o mal,

Nem como a igreja de Tiatira, permitindo a sedução,

Nem como a igreja de Sardes, agindo sem vida,

Nem como a igreja de Laodicéia, vivendo de forma fingida,

Aja como a igreja de Esmirna, dando o melhor ao Senhor mesmo na perseguição e aflição,

Seja como a igreja de Filadélfia, amando o Senhor em tudo aquilo que fizer.

 

Aprendamos com o apóstolo dando sempre o melhor, como ele disse:

 

Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.

Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. 1Co 3.10-15.

 

Um dia sua obra passará pelo fogo, se ela for reprovada e desaprovada, então toda madeira, feno e palha será convertida em cinza. Mas se for aprovada e abençoada, então o ouro, a prata e as pedras preciosas que você deu se transformaram em uma bela coroa como recompensa do seu labor.

 

Faça tudo como para Deus, assim Ele o recompensará graciosamente com bênçãos presentes e futuras em Cristo.

 

humbertosedano@yahoo.com.br

 

2ª DEVOCIONAL - Dcsa. Leonice Duarte de Souza Dantas

 

Associação Nordeste da Capital - ABANORC

 

 

O Diácono e a Máscara

 

 

O mundo, nestes últimos meses tem apresentado entre os seres humanos, algo comum a todos o uso de máscaras. O Coronavirus, um novo vírus que anda circulando, por toda parte causando a Covid 19, impõe esta prática “Usar máscara” é o mesmo que adotar um disfarce, esconder-se por baixo de uma aparência. Existem tipos que tem por finalidade, disfarçar o nosso rosto, fantasia-lo, esconder reais intenções. Sendo assim o Diácono pode usar máscara? O tipo fantasia não, mas a que quero apresentar é a de pano, lavável, descartável. Como cidadãos da terra enquanto estamos aqui, devemos ser, bons mordomos, isto inclui a saúde física, espiritual, moral, e também intelectual. Obedecer às leis e as autoridades e promover a paz com todos. Jesus é o nosso exemplo é Ele quem deve reluzir Sua luz, além da máscara, Deus nos vê através de Jesus. A máscara cobrirá nosso nariz e boca, evitando que o tal vírus entre em nosso organismo por estas duas vias. Jesus conhece o nosso interior, conhece o profundo e o escondido. Ele sonda os nossos corações, sabe das nossas reais intenções. Ele nos vê além de nossas máscaras de pano. Neste momento, só nossos olhos, devem aparecer e transmitir tudo. Diz o pensador “Os olhos, são as janelas da alma, as vitrines do coração”. Não temos ideia por quanto tempo ainda teremos que usá-la, mas enquanto for preciso, façamos com todo cuidado, seguindo as determinações sugeridas, sem reclamações ou falatórios desnecessários, todavia abramos bem nossos olhos. Vocês não dizem: 'Daqui a quatro meses haverá a colheita'? Eu digo a vocês: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. João 4:35.Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16

 

 

 

Dcsa.Leonice Duarte de Souza Dantas