ODBESP

PERFIL BÍBLICO DO DIÁCONO

 

Diaconia é um serviço cristão que requer daquele que vai exercer essa atividade, algumas virtudes e capacitações especiais, claramente destacadas nos textos bíblicos que se seguem.

São qualificações claramente identificadas com o caráter moral e espiritual, essencial à vida de todo crente, mui primordialmente para aqueles que vão exercer esse ministério auxiliar. Assim, faz bem ao exercício da diaconia conhecê-las e praticá-las da melhor maneira possível:

 

Boa reputação (Valor Moral) - Atos 6.3 - É verdade que o ensino bíblico direciona o crente para um viver ilibado, idôneo, comportando-se com bom testemunho para com os de fora, posto que, ao receber o Senhor Jesus como seu Salvador, essa pessoa passa a ser uma nova criatura, uma vida nova.  O velho homem ficou no passado. A palavra grega que aparece no Novo Testamento com o significado de testemunho, relaciona-se com "boa reputação" e, desse modo, é essa a forma em que o mundo deve ver o servo de Deus, como pessoa de boa reputação, confiável, digna. Portanto, de um diácono ou diaconisa não pode ser diferente e, mais, sua responsabilidade nesse mister é muito maior, porque nesse ministério ele ou ela aparece como líder, como espelho onde outros vão se mirar. Portanto, a vida desses servos e servas de Deus, que entram para o ofício diaconal assume um novo padrão, um novo patamar de exemplo para os fiéis.

 

Ser cheio do Espírito Santo (Valor Espiritual) - Ser cheio do Espírito Santo diz respeito à qualidade espiritual da pessoa e não tem relação com os seus atributos intelectuais. È dom gratuito de Deus. Ao receber divinamente essa virtude, ele ou ela passa a revelar em suas ações uma vida cheia de graça, afável encantadora e de perfume abençoador. Por isso, "os sete" escolhidos pela igreja primitiva deveriam ser homens cheios do Espírito Santo. A palavra cheio significa, completo, sem nada faltar. Dessa graça divina estavam cheios "os sete" separados para o ministério, que mais tarde passou a ser conhecido ou tratado como diácono.

 

Ser cheio de Sabedoria (Valor Mental) - O novo dicionário Aurélio registra que sabedoria é: grande conhecimento; erudição; saber; ciência; prudência; moderação; temperança; sensatez; reflexão; conhecimento justo das coisas; razão. Estas expressões de sabedoria podem ser encontradas nas pessoas naturais, em maior ou menor escala. São boas e salutares quando praticadas por qualquer pessoa, seja ela uma serva de Deus, ou não. Mas a sabedoria de que trata o texto de Atos dos Apóstolos é a sabedoria divina, é o dom do Espírito Santo (I Co. 12.8). É uma sabedoria que não advém da intelectualidade humana, porque esta é loucura para Deus (I Co 3.19ª). Tiago, irmão do Senhor, ensina que "... a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia" (Tg 3.17).  Ao mesmo tempo, esse mesmo Tiago orienta que aquele que se acha sem sabedoria, “peça-a a Deus que a todos dá liberalmente...., ... e ser-lhe-á dada" (Tg 1.5).

 

Esse é o perfil bíblico para o diácono: Boa reputação, Cheio do Espírito Santo e de Sabedoria.

(Extraído e Adaptado) - Livro:  "Cartas a um jovem Diácono" - Autor: Hermes Oliveira Carvalho.  Editora EPOS, 2012.